quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia Mundial de Combate ao Câncer!!!


Dia 08 de abril é considerado dia mundial de luta contra o Câncer.

Uma das formas de entrar nessa corrente pela vida é cadastrar-se como doador de medula óssea. No Brasil existe o REDOME - que é o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea - um cadastro que registra as características dos doadores para um eventual transplante.

Não sei se é de conhecimento geral, mas as chances de compatibilidade entre a sua medula e um irmão teu são de 25% (caso você ou ele precisassem de um transplante, por exemplo). O índice fica muito mais alto quando trata-se da compatibilidade entre desconhecidos (1 em cem mil). Daí a necessidade de um banco de doadores amplo, coisa que ainda não temos.

Para doar, basta ir a um hemocentro conveniado ao REDOME e informar seu interesse em ser doador de medula. Normalmente eles vão te informar tudo sobre a doação de medula, e o que você precisa fazer para registrar-se na base de dados deles. Colherão uma pequena mostra de teu sangue (pequena mesmo, uns dois ou três tubos de ensaio -cerca de 5ml- lembro que isso é muito menos que o doado numa doação de sangue -450ml- ) e pronto, você já está cadastrado.

Não dói nada, eu garanto. Sou doador de medula desde 2005 (se a memória estiver boa).

Mais informações, clique: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64

Nenhum comentário:

Postar um comentário