sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia Mundial de Combate ao Câncer.


Olá a todos!!!

Caso você não possa doar ainda tuas madeixas para ajudar as crianças, saiba que existem outras formas de participar. Uma delas é pública, de fácil execução e mais fácil ainda de divulgar. É a asinatura pela Declaração Mundial Contra o Câncer.

A Declaração Mundial Contra o Câncer 2008 foi elaborada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), adotada pela Cúpula Mundial de Câncer 2008 e endossada pelo “World Cancer Congress 2008”.

A campanha visa sensibilizar a sociedade para uma doença que hoje já possui um significativo avanço no tratamento, mas que ainda tem muitas barreiras a vencer. A maior delas é a informação. Infelizmente este problema é global. Se nada for feito, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano em 2030. E a maior parte ocorrerá nos países em desenvolvimento.

O custo do câncer no mundo à economia global em mortes prematuras e invalidez, sem considerar os custos médicos, foi estimado em US$ 1 trilhão.

A Declaração representa o consenso entre governos do mundo inteiro, especialistas em saúde pública e defensores da luta contra o câncer comprometidos em eliminar esta ameaça à vida das futuras gerações.

Até 2020 onze objetivos deverão ser alcançados, entre eles:
• reduzir significativamente o consumo do tabaco e do álcool e a obesidade no mundo;
• assegurar a cobertura universal dos programas de vacinação contra a hepatite B e o Papiloma vírus (HPV) para prevenir o câncer de fígado e do colo do útero;
• fazer com que o público seja mais bem informado, eliminando noções errôneas e mitos sobre a doença;
• garantir melhores métodos de diagnóstico;
• assegurar que todo paciente tenha acesso ao controle da dor;
• ter equipes médicas mais bem treinadas;
• e aumentar as taxas de sobrevida dos pacientes com câncer.

Para atingir esses objetivos, é necessário agir com rapidez para:
• tornar o câncer prioridade na agenda política;
• melhorar o acesso à prevenção e à detecção precoce do câncer
• facilitar o acesso ao tratamento do câncer a todo paciente portador da doença

Por que assinar a Declaração é tão importante?
Desde 1947 houve apenas duas sessões especiais da Assembléia Geral da ONU dedicadas à Saúde - a última foi na década de 80 para discutir o problema da Aids. O encontro de cúpula da Assembléia Geral da ONU que se realizará em setembro de 2011 representa uma oportunidade sem precedentes para colocar o câncer no centro das atenções e torná-lo prioridade na agenda do desenvolvimento global.

Desde quando foi criada até hoje, há 178.131 assinaturas. Tenho certeza que podemos ampliar esse número. Por isso, assine agora a Declaração para um mundo livre de câncer! Abaixo coloquei o vídeo da campanha legendado pelo INCa para partilharmos e divulgarmos a campanha. Como diz o seu lema "Juntos somos mais fortes"!!!

Para saber mais: http://www.uicc.org/declaration/sign-world-cancer-declaration

Fraterno abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário