quarta-feira, 23 de março de 2011

Arte com cabelo.



Parecia ser inimaginável, mas sempre há quem surpreenda. Aos 66 anos de idade, Dexuan Zhang, da província chinesa de Sichuan, afirma ser o único artista no mundo capaz de criar retratos detalhados dos fios de cabelo humano. Usando apenas cinco ferramentas simples e uma lupa, Zhang consegue criar retratos incríveis, a partir de centenas de fios de cabelo coletadas de membros da sua família.





O diâmetro médio de cabelo de um jovem é de 0,7 mm, enquanto o cabelo de um idoso é de apenas 0,5 mm de diâmetro e Zhang faz uso dos dois tipos em suas obras. Para criar uma obra com tamanho por volta de 10 cm de comprimento, ele primeiro cria um projeto mais de 100 vezes maior e, em seguida, passa meses de tecelagem de cada componente individual do cabelo. Embora cada um retrato possua cerca de algumas centenas de fios de cabelo, Zhang gasta uma boa quantidade de tempo apenas selecionando os melhores, examinando, em média, 10.000 fios de cabelo.





Uma das preocupações de Zhang Dexuan era de ser o único homem capaz de criar retratos do cabelo, e apesar de seus esforços para convencer seus filhos para levar adiante esta tradição antiga, era grande a dificuldade e a paciência necessária para realizar esse trabalho. Recentemente, ele expôs o seu trabalho em Chengdu e, para sua surpresa, seu trabalho atraiu muita atenção. Ele agora está feliz por ter 20 aprendizes que manterão a arte da tecelagem com cabelo viva por muito tempo.





Qualquer dia farão roupas com cabelo humano. Enquanto esse dia não chega, sejamos originais doando o cabelo para apoiar e humanizar o tratamento de pessoas com câncer.

Abraços a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário